sábado, 4 de abril de 2009

Kurt Cobain (1967-1994)

"«Os ouvidos ribombaram, o cérebro entorpecido foi invadido por uma queimadura e excitou-se! Um enorme clarão encheu-lhe os sentidos. Perplexo, pensou: “Esta bate!”.
E umas vozes estranhamente distorcidas murmuraram: “Bem vindo a casa Kurt! Estávamos à tua espera!”»
Não é a primeira vez que uma estrela de rock’n‘roll abandona os palcos a destempo segundo os relógios da indústria e dos fãs. O que é inédito é ternos dado acesso aos recônditos da sua mente perturbada de forma tão clara e angelical como Kurt fez, transformando assim a sua morte numa enorme tela onde todos conseguimos pintar um traço, um borrão, ou uma pintinha mínima de tinta que revele as paranóias, as depressões, os fantasmas, as obsessões, que julgamos ter sob controlo – libertação, devoção, sofrimento, desejo, luxúria, abismo, ternura, triunfo, trauma, dependência, masoquismo.
E por fim o que nos resta é a música."

Nirvana - Kurt Cobain (ASSIRIO & ALVIM)


Kurt Donald Cobain (Aberdeen, 20 de Fevereiro de 1967Seattle, 5 de Abril de 1994) foi um músico norte-americano, mais conhecido por ter sido o guitarrista, vocalista e compositor da banda Nirvana, dos arredores de Seattle, Washington. É tido como um dos maiores artistas da década de 90.[1]
Cobain formou o
Nirvana juntamente com o baixista e amigo Krist Novoselic em 1987. Em dois anos, a banda fixou-se como um dos principais grupos do cenário local. Em 1991, a chegada da música "Smells Like Teen Spirit" marcou o início de uma dramática e eletrizante mudança no mundo do rock & roll, que afastou dos holofotes os estilos glam metal, arena rock e dance-pop para dar lugar a um estilo de rock mais sujo, pesado, originando o som denominado grunge e ao rock alternativo. A indústria da música considerou a canção como "hino de uma geração inteira" e, com isso, Cobain ganhou o título de "porta-voz" da denominada Geração X.
Kurt viveu uma vida marcada pela
depressão, desgastes emocionais e vícios em drogas. Os últimos anos de sua vida foram castigados pela dependência exagerada de heroína, pela forte pressão exercida pela mídia e por sua conturbada relação com a esposa Courtney Love. No dia 5 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle.

livros:

  • Kurt Cobain: Odeio-me e Quero Morrer (ASSIRIO & ALVIM)
  • Nirvana - Kurt Cobain (ASSIRIO & ALVIM)

"Uns morrem tarde demais, e alguns morrem demasiado cedo. O preceito "morre a tempo" ainda nos é estranho. Morre a tempo; tal é o o conselho de Zaratustra. Mas como poderá morrer a tempo aquele que nunca viveu a tempo?"

Nietzsche

Sem comentários:

LET GO

Kiraṯ paiā nah metai ko▫e. Kiā jāṇā kiā āgai hoe. Jo ṯis bẖāṇā soī hūā. Avar na karṇai vālā ḏūā. 🙏🙏   Past actions cannot be erased....