sábado, 27 de novembro de 2010

a minha caneca do Benfica :)






















senso comum: a grandeza do Benfica, o sucesso do FC Porto e a resiliência do Sporting.


Os adeptos do Benfica olham para o Benfica como o maior clube, os do FC Porto olham para o FC Porto como o melhor clube, e os do Sporting não crêem que o Sporting seja o maior ou o melhor, porém permanecem fiéis à notoriedade do emblema, à sua história e ao potencial da sua marca. E mantêm-se igualmente ligados ao clube e ao que ele representa. Tanto como os outros. O que só pode, naturalmente, querer dizer uma coisa: os sportinguistas estão presos a um forte sentimento de resistência.

Os adeptos do Benfica olham para o clube e para a relação que têm com ele numa perspectiva de grandeza. Factores como a valorização da marca, a interacção social, a ligação com outros adeptos e, claro, também a história do clube.
No caso do FC Porto, por outro lado, o que surge valorizado pelos adeptos são essencialmente factores relacionados com o rendimento desportivo. O sucesso da equipa, principalmente, com consideráveis diferenças para o Benfica e Sporting. Depois, também a organização e a gestão do clube, a qualidade de jogadores e treinador e também o estádio onde a equipa joga.
O caso do Sporting é muito especial, à partida pela negativa, todavia com um ângulo mais curioso e positivo, pensando bem... O clube é percepcionado pelos seus adeptos de forma significativamente inferior ao que acontece com os do Benfica e do FC Porto. Porém, não se verificam diferenças significativas na notoriedade dos clubes, pois os sportinguistas sentem-se também bem identificados com o Sporting e com o que ele representa.

Na prática, a história e a grandeza do Benfica, incluindo o número de sócios, a forma como estão espalhados pelo Mundo ou o número de espectadores nos estádios são forças que o clube e os seus adeptos sublinham com frequência. Do lado do FC Porto, o sucesso desportivo dos últimos trinta anos é sempre um argumento usado pelos adeptos e também pelos dirigentes, bem como a progressiva expressão internacional através das taças conquistadas. O Sporting, também menos vencedor nas últimas décadas, parece inclinar-se, aos olhos dos seus torcedores, para um estado de terceira força.

O grau de identificação pessoal com o clube e sua incorporação na identidade pessoal, é o único que de um ponto de vista estatístico, não apresenta diferenças significativas entre os grandes: 5,88 no Benfica, 5,80 no Sporting e 5,79 no FC Porto. A ligação dos adeptos com os respectivos clubes é, na prática, a mesma, ou seja, uma qualquer caneca de pequeno almoço que diga O Benfica é o maior, O FC Porto é o maior ou O Sporting é o maior, vale sempre o mesmo para quem a tem. No meu caso a caneca do Benfica é a maior :)

A amostra recolhida, depois de filtrada pelo autor através de mecanismos que afastaram respostas enganadoras ou potencialmente capazes de desvirtuar as tendências do público alvo com opções muito particularizadas, foi de 2287 indivíduos. O trabalho acabou por cingir-se aos três maiores clubes portugueses porque os resultados ao nível da preferência clubista assim o determinaram. Vejamos: 58, 15 por cento dos inquiridos eram adeptos do Benfica, 18, 28 eram do FC porto, 17,32 do Sporting, enquanto os remanescentes 6,25 ficaram distribuídos pelos restantes treze clubes da actual edição da Liga e logo foram considerados pouco significativos.
para ver em detalhe: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=234281

1 comentário:

Dylan disse...

Brindo a essa caneca grande!

LET GO

Kiraṯ paiā nah metai ko▫e. Kiā jāṇā kiā āgai hoe. Jo ṯis bẖāṇā soī hūā. Avar na karṇai vālā ḏūā. 🙏🙏   Past actions cannot be erased....