sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A ecologia do (des)amor



Já falamos tanto de amor, amizade e paixão, que tal falarmos DO QUE NÃO É AMOR?

Quando temos ciúmes, insegurança, fazemos qualquer coisa para conservar alguém do nosso lado, mesmo sabendo que não somos amados, dizemos que confiamos nessa pessoa, mas não nos outros, todos nos parecem rivais, isso não é amor. É FALTA DE AMOR PRÓPRIO.

Quando acreditamos, "mau com ele(a), pior sem", a nossa vida fica fazia sem essa pessoa, não nos conseguimos imaginar sozinhos e mantemos algo que já acabou só porque não temos vida própria, existimos em função da outra, isso não é amor. É DEPENDÊNCIA.

Achamos que a pessoa nos pertence, sentimo-nos "dono(a) e senhor(a)" da sua vida e do seu corpo; não damos o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmar o nosso dominio, isso não é amor. É EGOISMO.

Quando não sentimos desejo, não nos realizamos sexualmente, preferimos nem ter relações sexuais com a pessoa, porém, sentimos algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É AMIZADE.

Quando discutem por qualquer motivo, morrem de ciúmes um do outro, nem sempre têm os mesmos planos, discordam em diversas situações, não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas, sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor. É DESEJO.

Quando o nosso coração palpita mais forte, o suor torna-se intenso, a temperatura sobe e desce vertiginosamente apenas por pensar na outra pessoa, isso não é amor. É PAIXÃO.

Depois destas "dicas" analisemos o que está a acontecer à nossa volta; cada qual à sua maneira - sejam vocês mesmos, mas não sejam sempre os mesmos -.

8 comentários:

Ana R. disse...

Excelente entrada.. valiosas pinceladas de verdade..

Infelizmente todos nós cometemos uma destas confusões em alguma altura da nossa vida (ou muitas).. mas o importante é continuar a aprender, ir mais além..não desistir, desafio difícil que vale a pena :)

Bjinhos

Teresinha disse...

Gostei do texto, das mudanças também :) thanks**
Mas fiquei a pensar, concordo com tudo, está sublime. Desejo, paixão... se tudo isto não é amor, qual é então a definição de amor??
tavez não haja e seja a calma apenas. quiça!
bjinhosss

NG disse...

O que é o Amor?!

Fogo que arde sem se ver?!
Ferida que dói e não se sente?!
Um contentamento descontente?!
Dor que desatina sem doer?!

Um não querer mais que bem querer?!
Um solitário andar por entre a gente?!
Nunca contentar-se de contente?!
Um cuidar que se ganha em se perder?!

Querer estar preso por vontade?!
Servir a quem vence, o vencedor?!
Ter com quem nos mata lealdade?!

Pois que não sei...
Fica uma última questão:

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Um Grande Beijo,
N

P.S. - Desculpa, mas o M estava mesmo ao lado do N, à direita... sabes que eu troco sempre a esquerda com a direita. Bjs muitos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lali disse...

"Acredito que o amor em si não existe, o que existe são provas de amor."
Autor: Rebelo Pinto , Margarida

sofia disse...

Não podia estar mais em desacordo. Eu sabia que havia uma razão para achar essa senhora uma tontinhadeslumbrada:-) Então não existe o amor? Apenas provas de amor?? para existir não é necessário que se veja, apalpe, cheire. Basta sentir. E quem sente acredita que ele existe. Basta sentir. e depois... depois ele é auto-suficiente!!

Ana R. disse...

A despropósito,

Gosto muito das músicas que tocam livres no blog..

:) Bjinhs

Lady Vi disse...

Pois eu concordo plenamente! E acho que está muito bem escrito. Não podia ser mais verdadeiro e falado de coração! És o verdadeiro espelho do seres tu próprio... entre reviravoltas de emoções não deixas de ser tu mesmo, e não sempre o mesmo. ;)

LET GO

Kiraṯ paiā nah metai ko▫e. Kiā jāṇā kiā āgai hoe. Jo ṯis bẖāṇā soī hūā. Avar na karṇai vālā ḏūā. 🙏🙏   Past actions cannot be erased....