quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Disciplina


De vez em quando, sem darmos por ela, iludimo-nos.

Umas vezes as ilusões nascem de títulos bombáticos nas revistas, que afinal escondem uma notícia pequenina.

Outras vezes, magoa mesmo, e a dor de nos sentirmos enganados veste cores pesadas, insustentáveis num corpo que não reconhecemos como nosso, de tão fragilizado que ficou. Como uma folha verde, queimada pelos raios do sol de Verão, murchamos.

Contra a ilusão só há dois remédios: deixar de sonhar, que não é remédio nenhum ou ficar "de pé atrás". Pomo-nos "de pé atrás" para nos precavermos de outra dor, para suavizarmos o impacto de outra desilusão, de uma reviravolta inesperada mesmo quando pensavamos "desta vou ser feliz...".

Friamente, descemos a temperatura do nosso órgão que palpita, acizentamo-nos, aprendemos a pensar as emoções.

E isso é mesmo triste.

Para nós em relação ao outro, porque por mais genuíno que pareça aos olhos dos outros, sempre será o autor de uma história falaciosa que nos cansamos de ouvir. Para o outro em relação a nós, nas vezes - pode acontecer - em que muda mesmo, porque nos vê cegos pelo "pé atrás", e firmes em recusar correr o risco de cair outra vez.

As crianças. algodõezinhos de ilusão, são felizes!...

E eu só quero ser criança outra vez, para acreditar no Pai Natal e nas renas voadoras, para acreditar que os bebés vêm nos bicos das cegonhas, que lá onde o arco íris acaba está um duende com um tesouro cheio de moedas de ouro, que podes mudar e sermos diferentes depois.

Mas estou de pé atrás, lá, onde o puseste. E agora, só resta esperar que alguém - quem sabe, tu - venha e me salve, para eu aprender a sonhar outra vez.
(creditos: "pensamentos passageiros")

3 comentários:

sofia disse...

sabes, acho que "esperar que alguém venha e me salve" é o maior erro que acabamos sempre por fazer. Somos nós que temos de "nos salvar", o resto vem por acréscimo. De teoria percebo eu;-)

Pedro Nascimento disse...

o "tu" pode ser o "eu" ;)somos nós que nos salvamos, não há outra hipotese...

Ana R. disse...

sim, é isso mesmo!..e o que vier por acréscimo é benvindo ;)...

LET GO

Kiraṯ paiā nah metai ko▫e. Kiā jāṇā kiā āgai hoe. Jo ṯis bẖāṇā soī hūā. Avar na karṇai vālā ḏūā. 🙏🙏   Past actions cannot be erased....